PROJETO GUARITÁ

PROJETO GUARITÁ

“Projeto Guaritá”

 

1 Apresentação

Diante do escasso acervo disponível para pesquisa na Cidade de Nova Aliança do Ivaí, no que se refere ao período de colonização e formação da cidade, a Câmara Municipal, através de sua Presidente Rosângela Maria Freire Costa (2017-2018) e demais servidores preocupados com a manutenção do patrimônio histórico e cultural propõem a criação do “Projeto Guaritá”.

A nomenclatura destinada a este projeto refere-se a árvore nativa desta região da espécie Guaritá [1] que deu nome ao povoado instalado na década de 50, antes da criação do Município de Nova Aliança do Ivaí em 1960.

O “Projeto Graritá” será instituído sem finalidades econômicas ou lucrativas e contará com o apoio de toda a comunidade que contribuiu para a construção, desde a sua fundação, até os dias atuais da cidade de Nova Aliança do Ivaí.

São diversos tipos de patrimônio histórico e cultural que uma cidade pode abarcar, e através do “Projeto Graritá” será possível assegurar que as gerações futuras tenham acesso ao patrimônio imaterial, também e não menos importante, para o progresso de uma cidade.

Através de três seguimentos o projeto será desenvolvido e mantido nos arquivos desta Casa de Leis, podendo ser objeto de pesquisa e consulta da população. Terá finalidades educativas e institucionais. Sua máxima será, não apenas o resgate histórico, mas principalmente a conservação da história.

 

Nova Aliança do Ivaí/PR, 01 de outubro de 2018.

 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Cultural "De Guaritá a Nova Aliança do Ivaí" - Resultado dia 26 de novembro de 2018.

Aluna vencedora do Concurso Cultural: Alana Iris - 9.º Ano.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

VÍDEO DAS ENTREVISTA COM OS PIONEIROS: https://www.youtube.com/watch?v=_CjBhefiKv4

 

 

 

 
 « VOLTAR

HORÁRIO DAS SESSÕES: Segunda às 19h00m

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda a Sexta-Feira das 08h00m às 18h00m

RUA VEREADOR ADIR DOS SANTOS, 188 - CENTRO - CEP: 87790-000 - NOVA ALIANCA DO IVAI - Paraná

(44) 3433-1144

nai-camara@cmnovaaliancadoivai.pr.gov.br

Data da última atualização: 08/03/2024 15:25:28